domingo, 1 de julho de 2012


26-junho
Santo André – Realmente este lugar foge do tradicional.  Tivemos sorte pois conhecemos justamente as pessoas certas.  De primeira o Carlindo, figura local muito conhecida e de maior astral, tranquilo e gente boa.  Ele é velejador e adora kite-surf.  Tem um trabalho social junto a comunidade e ensina esportes a vela. Também ele que entra os veleiros da ABVC (Assoc. Bras. De Velejadores de Cruzeiro) quando há o Costa Leste.  Virou nosso amigo e está previsto umas aulas de kite para  todos.
Conhecemos o Bernardo, um mineiro de BH que vive a sete anos a bordo de um Amel , um veleiro de 50 pés e agora está partindo para o Caribe sem escalas.  Ele também foi super legal conosco.  Nos emprestou um wake-board e ainda seu bote inflável com motor de 15 hp. Festa para todos pois a entrada do rio é como uma lagoa e ideal para esse tipo de curtição.
Também conhcemos a Vera, dona do camping que coincidentemente é de Niterói. 
Estivemos em uma praia próxima chamada Mogiquiçaba, conhecida pelos surfistas.  Não fomos muito felizes pois o dia estava chuvoso e ventava um sudoeste forte. Eu e Rodrigo tentamos umas ondas, mas nada especial.  O lugar é bem bonito e rural, com pouca gente. Valeu o passeio.
Nossa ancoragem está perfeita, no meio de tudo e próximo a uma prainha de desembarque fácil. Em frente tem um restaurante que apóia oa velejadores e, embora fechado para férias, estamos com acesso a água.
Praia da ancoragem.







31-junho
Dia de travessia Santo André  Ilhéus.
Partimos ma maré alta, por volta das 11 da manhã. Em pouco tempo percebi que o reparo da bomba dágua não ficou bom, ou seja, vou ter que ir colocando água sempre que precisar do motor. Já estava assim. O pior é que em Porto eu troquei o reparo com um mecãnico de la´, mas como a peça é importada, tivemos que fazer uma adaptação, que não resultou bem.
Mas quero falar de Santo André. Foi o lugar que mais gostei até agora.  Mais do que o visual de rio, mata, mas pelas pessoas que conhecemos.  Não somente eu mas todos encontramos figuras especiais.  Creio que a mais intensa foi o Carlindo. Ele me foi indicado pelo Jose Roberto, de Porto Seguro e foi bem legal a nossa convivência. Acabamos ficando amigos.  Ele acabara de perder seu pai, figura muito marcante em sua vida, que ensinou a velejar (ele era navegante de escuna, só que a vela de verdade, sem motor) e viver de bem com a vida. Fizemos uma super velejada daquelas de hobbie-cat em que se conversa muito e deu para conhecer a figura humana que é ele. Assim ele é , de bem com a vida e feliz.  São pessoas assim que devemos manter ao redor.  Ele apresentou aos meus filhos os barcos hobbie-cat 16, dingue e mais um outro de um projeto para crianças carentes, bem legal o barquinho a vela, tipo um optimist, mas em madeira.
Todas as pessoas locais eram simpáticas e conversavam.  Aquele clima de cidade pequena. Muito bom.  As crianças também curtiram. 
O Rodrigo colou num garoto de lá , o Jakiam, que  velejava nos barcos do Carlindo.  Filho de argentina com baiano, ele vice lá desde que nasceu.  Uma figura, louro de cabelos compridos e olhos azuis.  Foi o companheiro de Rodrigo nas velejadas e surfadas.
Tivemos uma situação, para variar.  Eu e Rodrigo fomos na capoeira local, do Pinguin, que também faz projeto social com a comunidade. Quando voltamos Maite e Diego haviam mudado  o barco de lugar, retirado a âncora, sei lá o que.  Como estaava estável e partiríamos logo a seguir, deixei do jeito que estava.  Maite ficou preocupada e pediu para Diego ficar vigiando. Dito e feito, o Sobá soltou e foi levado pela corrente. Por felicidade Diego viu e me avisou.  Lá vamos todos, ligar motor, recolocar a ãcora, blá,blá,blá, tudo de noite, próximo da uma da manhã.  Sem consequências maiores.

Brincadeira em Mugiquiçaba
Mogiquiçaba

                                                            Rodrigo e Jakiam 


Os dois barquinhos do Carlindo.




Carlindo de bem com a vida, sempre.

Rodrigo e Jakiam no menor e Diego e Carlindo no maior, disputa na raia.

Um comentário:

  1. Olá Ricardo e CIA ! Como eu te falei aqui em Vitória, Sto André é demais ! com certeza vc encontrará muitos outros lugares parecidos............iguais NUNCA ! uM ABRAÇO FF

    ResponderExcluir