terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fernando de Noronha –
Estávamos prontos para a nossa primeira regata, ou pelo menos achávamos.  Check-in, fila de veleiros para revisão da Marinha, muitos barcos num pequeno canal,  veleiros nervosos bordejando junto a linha da largada, um tumulto danado com barcos para lá e para cá.  Dada a largada partimos.  Foi bem emocionante aquele clima de 120 veleiros partindo para Fernando de Noronha  para uma travessia de dois dias aproximadamente.  A Marinha enviou barcos de apoio que garantiam as possíveis eventualidades, que inclusive houveram. Logo de início um catamarã quebrou o mastro e acompanhamos tudo pelo rádio.  Claro que foi à noite e a lancha de apoio teve que cruzar justo na nossa proa, tinha que ser com o Sobá, mais emoção...
Chegamos e tudo foi tranquilo. Vocês podem ver o relato do Diego que foi emocionante toda a onda da regata.
Noronha  tem o mar de uma cor especial.  A ilha é legal, mas me pareceu meio seco o clima, faltava verde.  Não era época de chuva... Mas o mar é demais.  Na ancoragem o Sobá estava com 15 metros de profundidade e mergulhei para ver como estava a âncora e simplesmente pude ver de cima todo o fundo.  Era o mar mais claro que já mergulhei, sem dúvida. E parece que estava “turvo”, e que poderia ainda melhorar a visibilidade...Será como então?
Largada da REFENO.

Surf em Noronha com veleiro ao fundo.

Diego também descendo as direitas do Boldró.

Ancoradouro ao lado do principal pico da ilha.

Golfinho de companhia na regata.

Água para dentro e arco-íris ao fundo.
Conseguimos ver toda a ilha.  Sempre surgia uma carona, caminhávamos, e até conhecemos um amigo, o Jacomin, que nos cedeu um Bugre e percorremos toda a ilha.  Destaque para umas formações vulcânicas bem interessantes.
Saímos bastante, inclusive à noite, onde sempre tem agito para os turistas, ou seja, nós.  Muitos contatos já com gente que vai para o Caribe e aproveitamos para ir colhendo informações.
Na sequência entramos numa outra regata para Natal.  Essa ja foi mais tranquila, pois já estávamos mais confiantes. Largamos bem e fomos navegando num ritmos bom.  O vento foi apertando e começou a ficar mais pesada a travessia.  Rizamos a vela mestra e fomos controlando a genoa.  O Sobá mergulhava sistematicamente e banhava todo o barco e eventualmente nós no coc-pit.  O Tinshel, do Ronaldo do Jurujuba, pediu socorro, havia perdilo o leme e a genoa e estava a deriva. Acabamos fazendo a ponte via rádio com a Marinha que foi ao seu encontro e ele veio rebocado até Natal, tudo bem.  Outros barcos também sofreram avarias.  O Sobá  bateu novo record de velocidade de 10 nós, mas acabou também soltando um terminal do stay de proa e tivemos que reduzir  as velas o que diminuiu nossa velocidade.  Nossa chegada atrasou e chegamos em Natal à noite, o que tornou a entrada meio tensa no canal.  Mas no final tudo deu certo.

1. A esta família linda, deixo meu abraço e a certeza de um novo encontro. Sinto-me honrada de poder receber vocês com muito carinho aqui no Cabanga. Vocês serão sempre pessoas muito mais que especiais. Que Deus acompanhe-os e que possamos nos encontrar dentro em breve. Bons Ventos!!! Sueli

1. Oi Sueli, obrigada por tudo, por cuidar da gente. Com certeza na volta estaremos por ai no Cabanga para contar as nossas aventuras e ver o s amigos, um grande bjo.
      Maite

2. Ola tripulacao do Soba...estou seguind teu blog...muitas experiencias, aventuras e emocoes. Maite, em junho te enviei uma mensagem sobre escola a bordo e escolhi a Calvert, que por sinal e otima. Como voce tem um garoto de 11 anos ( meu filho tem 11 e esta no 7th ano)gostaria de saber se voce encontrou dificuldades com ele ou com os dois no inico dos estudos e como voce resolveu os problemas. Meu filho acha que ainda esta de ferias e pode fazer o que quer somente. To estressada...abracos
    Maria

1. Oi Maria, desculpe a demora para responder. na verdade eu nao tinha visto o comentário, ricardo me avisou esses dias. Entao, eu queria saber tb como é o Calvert. Gostaria de trocar algumas informacoes. Vc pode me dar seu mail para a gente "conversar" melhor? bjos